É bom: Demorei muito para investir em um veículo SUV. Antes, preferi permanecer um ano e meio alugando veículos e fazendo comparações, desde os pequenos até os maiores, à combustão e elétricos. Então, após muitas e muitas locações, decidi investir em um próprio, no que segui com o Vitara, e o veículo me surpreendeu. Decidi colocar os comentários somente após 21.000 km de uso. Não faltam vídeos na internet [tem até ex-piloto de fórmula1] informando as vantagens desse veículo, o que me ajudou e muito a escolher entre os demais SUVs. A dirigibilidade dele é fantástica, para um veículo mais alto, um SUV compacto, que tem muito boa estabilidade na estrada, e que anda bem na cidade, justamente o que precisava. Vivendo na capital, não precisei abrir mão das minhas mudanças de endereço, com boa capacidade de porta-malas, bem repartido em seu espaço, e ao mesmo tempo não ter problemas de estacionamento em vagas que seriam impossíveis com os grandes SUVs ou caminhonetes, com o seu tamanho ideal, vou para o sítio, e o carro vai bem. Vou para a praia, e o carro vai bem. O veículo parece um robô: você tem comodidades para colocá-lo no automático, e luzes se acendem automaticamente quando necessárias, como farol. Se desliga o veículo, a luz do porta-luvas se acende, e possui outra luz no banco do passageiro, próximo das pernas, para te direcionar no escuro. O porta-malas também possui luz interna. O meu modelo é o for you, que possui travamento automático das portas. Gostaria de ter investido em um 4x4. O consumo surpreende: com pneus calibrados, faço pouco mais de 18 km/l na estrada, e 12 km/l na cidade, apesar que ser possível ser mais econômico se tirar do modo sport, seguindo as recomendações da tela [o motor do meu modelo é 1.6 16v, creio ser mais econômico que o 1.4 turbo - mas acredito que esse último tenha resposta mais rápida na aceleração]. Se precisar acelerar, tem ainda o corpo de borboletas - justamente o que sempre quis em um veículo, que funciona muito bem, surpreende. O relógio central é um diferencial, um plus que outras marcas ficam a desejar, ainda mais pela sua beleza. O painel do meu veículo tem cores com muita harmonia, o que dá uma beleza extra com o console muito bem posicionado e a bela tela multimídia, que praticamente faz parte do painel, ao contrário desses tablets de gosto duvidoso que vemos por aí saltando o painel, que além de enormes com qualquer Sol já não enxergamos nada, mesmo com o brilho no máximo. O som é muito bom, não é a toa que muitos modelos vêm com o destaque das caixas JBL. Boa parte do console é macio. Teto bem revestido, as borrachas nas portas para evitar a entrada de terra quando vou no sítio, e as portas de fácil limpeza. Vidro traseiro tem limpador. O estilo do veículo é uma marca inconfundível. O nome já diz tudo. Enfim, um veículo que se quiser utilizar por anos e anos, vai manter o estilo e promete funcionamento. Não é a toa que permanece vendendo muito bem na Europa e patrocinando equipes esportivas.
É ruim: No início tive problemas com o multimídia, e paciência, até aprender a configurá-lo, ao invés de trocar por mídias menores oferecidas para reposição. Hoje tenho satisfação em baixar diversos programas que funcionam muito bem [faço uso do manual do carro no painel, quando esquecido em casa, e utilitários]. Há quem goste da economia do sistema start-stop [bom quando está no trânsito pesado], o que não é o meu caso, de modo que preferiria que o sistema padrão não fosse start-stop. No início eu reclamava da impossibilidade de usar o multimídia com o carro desligado, até descobrir que basta desligar o veículo no neutro, que mantém a tela ativa, e depois colocar no Parking [então é preciso conhecer o veículo]. Outro ponto a comentar é que a Suzuki deveria ter trazido as novas versões, como o híbrido que aumenta ainda mais a economia do carro. Não faltam pessoas reclamando que gostariam de investir nos novos veículos da marca disponibilizados no mercado europeu. Mas parece que Toyota e Suzuki fizeram alguns acordos e nos resta aguardar o que decidirão.
Problemas: Até o momento não tive quaisquer problemas ou defeitos. Fiz a primeira revisão na concessionária. Já estou na 3ª troca de óleo do motor, sem outras manutenções, a não ser um prego que entrou no pneu e felizmente foi possível o conserto.
Opinião do dono: Muito satisfeito com o veículo. Apesar do preço puxado [que se tornou comum até para qualquer veículo pequeninho], a longo prazo valeu a pena.