Toyota Prius Hybrid 1.8 16V Automático 2017
Avaliação:9,5
É bom: ECONOMIA: Andando TRANQUILO no modo NORMAL média de 18 km/L [100 km/5,5L] [essa é a minha média e da esposa quase sempre] PASSEANDO no modo ECO, [saindo com o motor elétrico e com velocidade máxima de 60 km/h] já Fiz 21 km/L [100 Km/4,6L] [difícil atingir essa média no dia a dia] PISANDO FUNDO no modo POWER média de 15 Km/L [100 Km/6,5L] {todos esses relatos na cidade e ar ligado sempre} na estrada faço uma média de 17,5 Km/L [100Km/5,6L] andando a 110...120 km/h sempre com ar ligado. DESEMPENHO: Quando necessário usar o modo POWER, o carro anda muito bem [mesmo sendo CVT sem simulações], não percebo diferenças de desempenho do meu Corolla 2.0 de 177cv no álcool, [o Corolla ainda tem um atraso nas reduções e em ultrapassagens, ocasionadas pelo mau escalonamento das simulações das longas 10 marchas]...SUSPENSÃO: Ao contrário de ser esportiva, MUITO macia e confortável! Praticamente não se sente as irregularidades em qualquer terreno, não chacoalha, não dá socos, ainda assim faz curvas acima de 160 km/h muito bem! ACABAMENTO: Excelente, soft touch em todo o painel e em grande parte das portas, bancos em couro de qualidade e excelente desenho e conforto. Carro com quase 25 mil km e não se ouve NADA de ruído interno. SILENCIOSO: Quando Usado 100% no motor elétrico, obviamente o carro parece estar desligado, mas mesmo com o motor a combustão em ação, e em seu máximo desempenho [a mais de 190 KM/H], o silencio dentro do carro impressiona! SOM: Som JBL... para quem não curte som alto e de qualidade, pode ser fútil, mas para alguém assim como eu que curte a música no máximo, irá se surpreender. Pode erguer o volume no máximo, que não há distorções e nem estagnação da potencia dos graves... cria-se um palco acústico perfeito na cabine... [Quando volto pro som do Corolla, mesmo sendo ALTIS PREMIUM, me decepciono totalmente! Um lixo de som, batidas secas, sem grave e muita distorção em volumes altos]. Painel Digital: Com as funções de informações de consumo, ação instantânea dos motores e controle do acelerador no painel digital TFT, você literalmente aprende a usar o carro híbrido de forma à economizar combustível... basta aliviar o pé do acelerador para manter-se na faixa EV [Electric Vehicle]... Ainda existe uma função que avalia qual a sua nota de 0 a 100 em cada viagem, a cada vez que o veículo arranca, arrasta e para. As informações do ar condicionado também aparecem no painel. O Ar detém de um sistema de modo ECO, dando uma nota para aquele tipo de ventilação e temperatura atual. Quando sozinho no carro, ou somente com o carona da frente, tem uma opção de ventilação somente para os ocupantes da frente...ESPAÇO: O carro é enorme, porta malas grande, mais de 400L, a tampa traseira abre inteira, cabendo coisas largas e altas, se deitar os bancos cabe uma mudança... CONFORTO: Como já havia citado, começa pela suspensão, bancos com ótima posição de dirigir, apesar de ajustes manuais, a lombar ajusta eletricamente, possui aquecimento nos bancos, som de ótima qualidade e interior muito amigável, todos que andam elogiam tudo à bordo.
É ruim: Nem tudo são flores... Não são defeitos, apenas pontos à serem melhorados. Freio de mão do antigo padrão americano, praticamente extinto hoje [e desde 2018]. Como ele tem um sistema [creio que elétrico] que aciona o Parking automaticamente quando desligado, deveria sim ter um freio de estacionamento eletrônico! Com direito a Auto Hold e Hill Holder e tudo... [mesma porcalhada da Toyota com o Corolla... que em vários países vem com freio de mão eletrônico, e aqui uma alavanca medonha!]. Central Multimídia Ultrapassada: Apesar de ser JBL e ter alguns recursos de amostras do sistema híbrido, não passa da arcaica central utilizada desde os Corollas 2015 [mudou só de tamanho nos Corollas acima do modelo 2018]. [Prius 2019 traz uma central melhorada, mas não sei opinar]. Manutenção ligeiramente mais cara: As revisões em si são praticamente o mesmo valor das revisões do Corolla, porém algumas peças são ligeiramente mais caras que do mesmo. Não precisei trocar nada ainda, mas antes de comprar o carro liguei na concessionária e comparei os valores [Amortecedores, outros itens de suspensão, filtro de ar, refil das borrachas dos limpadores, pastilhas, discos], mas nada absurdo também...Design: Polêmico! A maioria acha mais estranho do que bonito ou feio... tenho a impressão de que as pessoas não tem uma opinião formada, eu particularmente acho uma nave espacial kkkk, mas já me acostumei, hoje acho o carro bonito e diferente do habitual... digamos...
Problemas: Até o presente momento, nenhum defeito apresentado. Apenas fiz rodízios dos pneus, alinhamentos e balanceamentos e me instruíram a trocar as borrachas dos limpadores.
Opinião do dono: Em épocas como esta, com a gasolina a 6 reais o litro, para nós o carro tem compensado muito. Antes minha esposa tinha um Etios 1.5 AT, apesar de também ser econômico, estamos sentindo nitidamente no bolso a economia do Prius no dia a dia. Confesso que cogito a compra do Prius desde 2014 [do modelo antigo ainda], porém tinha muito receio com relação a tecnologia híbrida aqui no Brasil e pensava na revenda difícil, afinal, ele era o único mais conhecido por aqui e tinham poucas unidades... Mas, mais cedo ou mais tarde isso ia mudar, e mudou! Hoje já temos inúmeros híbridos, inclusive um dos carros mais vendidos do mundo, o próprio Corolla, e várias outras marcas. Portanto, agora a compra do Prius se torna mais racional do que nunca. E ainda digo mais, compensa comprá-lo seminovo, como no meu caso, pouquíssimo rodado e já depreciado. A Toyota promete garantia geral de 3 anos e garantia do sistema híbrido de 8 anos, mas lá fora já vi Prius com mais de 350 mil milhas [560.000km] com baterias originais e em pleno funcionamento... Não se privem de comprar esse tipo de carro por medo de problemas com baterias, elas são projetadas para durar por toda a vida útil do veículo, tanto é que não são carregadas até 100% e não atingem 0%. Sendo assim, considero o Prius um excelente carro. Desde que adquirido com procedência e bem cuidado, pode comprar sem medo! Terá muita economia, conforto e alegrias.
#Prius Hybrid 1.8 16V Automático
#2017
3 curtidas