É bom: 1] Custo de aquisição compatível com o que foi ofertado. Outras opções eram Corola XEI R$ 121,690, só a entrada do Ciclo Toyota foi o valor de aquisição Jetta, Ford Fusion usado fora de linha no Brasil, Audi A3 Sedan 2014 tinha o interior muito apertado. Toyota Prius geração sem atualização no Brasil por R$ 134.000,00 na prática não iria gerar a economia por km rodado. Honda Civic G10 faz curvas melhor mas não tem desconto e sinceramente aquele motor 2.0 é beberrão e o cambio CVT é um fiasco. Até o Honda Civic acelerar o Jetta mesmo com o turbo lag já esta a uma quadra de distância. VW Virtus é bom, mas para utilização em estrada o VW Jetta é uma escolha mais acertada. VW Virtus seria melhor em uso urbano por causa do tamanho. 2] O carro é muito confortável e por padrão induz a uma direção econômica, possui várias estatísticas pelo monitoramento THINK BLUE.3] Ergonomia muito boa. Depois de algumas horas ao volante é possível operar o ar-condicionado, piloto automático sem se distrair.É um ótimo carro para longas viagens, a central multimídia e painel são bem nitidos tanto em sol forte quanto a noite.4]Porta-malas gigante e bom espaço para 2 passageiros adultos. Facilidade para rebater os bancos traseiros e cabe garrafas grandes nas portas.É fácil de deitar o banco do motorista para um eventual descanso.5] Aceleração forte entre 80km/h a 150km/h favorece ultrapassagens seguras.6] Apesar de ser literalmente uma banheira sobre rodas é fácil de estacionar mesmo sem câmera de ré graças ao park pilot.7] No geral a geração THE VERY BEST, me lembra muito os VW anos 90. É a mesma sensação ao dirigir ambos 0km, só com 30 anos de evolução. Visual é quadradão, motor TSI 1.4 é pequeno mas assim como os AP 1.6 anda muito mais que os concorrentes. Anda mais que 2.0 aspirado e bebe menos que muito motor moderno 1.0. Da linha TSI tende a ser o melhor custo beneficio.8] Pintura sólida é melhor para reparos, banco de couro não fez falta pois esquenta muito e os vidros verdes sem película conseguem barrar o calor de forma eficiente, foi uma grande surpresa.9] Programação do câmbio voltada para economia. Roda a 2000 rpm em 6 marcha em rodovias de 110km/h, valeu a pena a aquisição.10] Se não quiser trancos ao ultrapassar, deixe o cambio na posição manuale espere cortar o giro. Na prática mesmo em modo D ele sempre reduz 2 marchas e atende tranquilamente. Ficar dando kick down não faz sentido é óbvio que vai dar tranco. O Tiptronic funciona bem, por isso dirija um ao invés der relatos em blogs. 11] Roda aro 16 e suspensão alta favorecem a rodagem pisos ruins.
É ruim: 1] Tamanho. Para quem mora em grandes centros e precisa estacionar muitas vezes ao dia não é indicado, compre um VW UP ou VW POLO 1.0 aspirado manual que já atende.2] Em uma viagem longa de 8 horas a 38 graus a temperatura do óleo chegou a subir 118 graus, em um uso nem tão severo. Esse carro não refrigera ao rodar em alta velocidade ao contrário dos motores aspirados. Rodar em 6 marcha em giro baixo resolve o problema.As saídas de ar-condicionado somente no piso para passageiros não atenderam suficientemente em dias muito quentes.3] Essa versão possui conforto só para quem vai na frente c/ ar dual zone.Atrás não tem porta revista, nem saída para ar-condicionado, nem apoio de braço central. São detalhes que fazem a diferença. Espaço somente para 2 adultos, pois o túnel é muito alto.4] O tecido central dos bancos é bom, mas o lateral poderia ser melhor.O banco é largo e confortável, mas em uma condução mais esportiva ele não segura, imagina se fosse com revestimento em couro...5] Condução esportiva em descida de serra deixa a desejar por causa do eixo de torção traseiro e trocas manuais somente na manopla do câmbio. Caso isso seja um problema compre um Golf GTI. Não é um ponto negativo, somente uma constatação. O carro é ótimo mas nessa condição o Audi A3 provavelmente se sairia melhor. Não é motivo suficiente para gastar 50.000 a mais em um Audi A3 na minha opinião principalmente se a for utilizar a trabalho. Roda aro 16 com pneu de perfil alto rola e tende a sair de traseira já que apesar de ser 1.4 sem vocação esportiva ele acelera consideravelmente.
Problemas: Nenhum. Não é defeito mas qualquer VW abaixo de 15 graus de temperatura ambiente parece que ganha potência, isso vale desde a linha AP até a TSI. Esses motores não gostam de clima quente é nítido. Vou postar nova opinião aos 80.000 km.
Opinião do dono: VW é ame ou odeie, se você gostava dos VW quadrados com motor AP vai ficar muito satisfeito com a geração G7 com motor TSI. Evoluiu muito. Fácil de dirigir, é econômico considerando o tamanho e peso e se precisar andar rápido atende bem. Não é um carro ágil, mas na reta acelera facilmente permitindo ultrapassagens em segurança.Não confie totalmente por opiniões na internet. Dizem que a aparência é de VW Virtus mas no dia a dia chama muito mais atenção do que o necessário, o que não é desejável para quem deseja blindar ou passar desapercebido e utiliza o veículo somente como ferramenta de trabalho.O painel com central multimídia, e os fárois led a noite chamam atenção de longe. É fácil de ver que é um Jetta.