Volkswagen Pointer GTi 2000 Gasolina 1994
Avaliação:8,9
É bom: Mecânica AP 2000 forte, robusta e de manutenção barata. Design ainda atual e muito à frente de seu tempo. Rico em itens de série de conforto, segurança, conveniência e acabamento, como ar, direção, rodas, vidros, travas, retrovisores elétricos, bancos Recaro, faróis de neblina, etc. Direção hidráulica progressiva firme, transmite a agradável sensação de maior controle sobre o carro. Excelente visibilidade, gostoso de dirigir, ágil. Futuro artigo de coleção visto que é o primeiro esportivo familiar feito no Brasil reposição de peças relativamente fácil. Bom nível de consumo rodoviário.
É ruim: Não tem ABS nem como opcional para evitar o travamento das rodas em freadas mais fortes parte elétrica mal desenhada e frágil suspensão de origem européia não aguenta as nossas péssimas vias, exigindo muita atenção para evitar problemas maiores injeção eletrônica FIC Digital EEC-IV multiponto problemática, diagnóstico difícil pois os códigos lampejantes e numéricos não são muito informativos e não geram gráficos, e tudo isso acaba exigindo horas e horas de testes para localizar defeitos às vezes simples dificuldade com peças de acabamento. Seguro muito alto. Há muita variação de peças entre as versões aumentando enormemente as chances de erros de aplicação, assento muito perto do volante dificulda o acesso do motorista - ainda bem que tem vários ajustes no banco para minimizar esse problema o painel é rico, mas faltou o voltímetro digital alto consumo urbano
Problemas: Todos os defeitos possíveis em qualquer carro que tenha passado quase 15 sem receber as manutenções corretamente. Revisei motor retífica do cabeçote, injeção, elétrica bateria, alternador e central elétrica, suspensão, rodas e pneus, escapamento, faróis, canaletas de vidros, ar condicionado, etc
Opinião do dono: Por ser um carro barato e de mecânica resistente, muitos donos não dão a manutenção corretamente, fazem só paliativos, quando fazem e isso acaba fazendo os problemas voltarem com frequência. Agora, se a reparação for feita corretamente e com peças corretas genuínas ou paralelas de boa qualidade, não tem erro. Recomendo o Pointer GTi com cautela. Para pessoas mais exigente que queiram esse carro são grandes as chances de uma alta conta na oficina e na loja de autopeças para resolver definitivamente problemas mal resolvidos pelo dono anterior, como foi o meu caso. Mas, vencida essa fase, é só alegria. Pra quem precisa de um carro barato pra ficar 1 ano é arriscado pela dificuldade de revenda.