É bom: Robustez mecânica, Fácil acesso às peças e componentes de acabamento, custo baixo de manutenção, não é um carro visado para roubo. O motor é muito disposto para um 1.8, retomadas em viagens, bom nível de opcionais.
É ruim: A qualidade dos materiais internos poderia ser de melhor qualidade para um automóvel desse porte, mesmo em se tratando de um VW. Alguns grilos nas forrações de porta, painel e suspensão, mas nada preocupante quando se tem um bom tira-grilos. A pequena infiltração de água no porta-malas é um problema crônico pois todos os donos e ex-donos de Santana que conversei relataram o fato é o mesmo caso do Del Rey, do Galaxie, do Versailles, todos eles melam o carpete do porta-malas quando recebem muita água naquele local. A VW deveria ter equipado esses automóveis com freio à disco na traseira, Air Bag e ABS tudo isso aliado a um entreeixos maioralgo entre 5 e 10cme um ajuste mais preciso de carroceria transformariam os Santanas em clássicos nacionais. É lamentável que a fábrica tenha abandonado o carro para investir no Polo.
Problemas: Até agora só uma revisão normal no momento da compra: verificação de molas e amortecedores, troca das pastilhas de freio, limpeza de bicos, troca de buchas de bandeja e troca de todos os fluidos e filtros do carro. Adquiri o meu com 50.000Km de único dono, portanto, na minha mão, ele vai demorar para incomodar pois só reviso em mecânico de confiança e faço o pedido de peças originais direto na concessionária mas quem mexe é só o mecânico. Esse Santana vai longe.
Opinião do dono: Até o momento estou satisfeito pois o automóvel está atendendo à minha proposta. Eu possuía um Corsa Sedan 1.0 98 e estava em busca de um carro com as três características básicas para um sedã familiar: motor com potência razoável, ar condicionado e porta-malas generoso. O Corsa só possuía o porta-malas fiquei entre o Vectra Expression 2005 e o Santana Comfortline 2006. A minha decisão em favor do VW se deu devido ao seu custo de manutenção e ao fato de ele ser um automóvel mais forte e mais barato que o Vectra. Já tive um Vectra GLS 2.2 99 e percebi que ele era mais gastador e sua suspensão era mais frágil que a do Santana, embora o GM seja mais bonito. Outro ponto é que o Santana vem completo nessa configuração. Em viagens com a família é um automóvel muito bom, pois é possível manter médias altas e com poucas mudanças de marcha, mesmo com ele carregado. Minha esposa usa o carro às vezes e gosta do Santana porque, para ela, é um carro fácil de manobrar e esperto no trânsito.