É bom: Muito bom para o dia dia e para viagens, carro muito resistente e peças baratas se encontra em qualquer lugar.
É ruim: Porta malas apesar de ser grande poderia ser mais alto, acabamento interno deveria ser melhor qualidade.
Problemas: Sensor Tps, máquina vidro traseiro,rolamento dianteiro, sensor temp/radiador, bucha bandejas,pivôs.
Opinião do dono: Ótimo carro para quem não liga para estatus, digo isso porque vejo os meus amigos ou colegas de trabalho sempre querendo trocar de carro sempre querendo um carro mais novo, mais bonito. O curioso é que os sujeitos sempre estão quebrados, é sempre aquela choradeira, se vai passear e tá calor, não liga o ar pq gasta muito, quando estraga as peças são caras, ipva e caro ou seja reclama de tudo... sempre digo pra eles, compra um santana coloca um kit gnv e seja feliz! Só que tem a coisa do estatus né... Então continua com o carrão novo e quebrado.
Estou no meu segundo santana, o primeiro foi um ano 2001 top confort line 2.0 banco de couro todo top, pena que tive que verder para comprar um terreno, o que tenho agora é 1.8 mi álcool e gnv 2003 está comigo a 4 anos, comprei de um taxista. O carro rodou três anos como táxi, tava com 400 mil km quando peguei e agora ja tá beirando 500 mil km. Motor ainda standard, nunca foi feito cabeçote. Sempre rodou no gnv e tá ótimo, acho que na minha mão vai longe ainda...
Problemas que tive com ele até agora, logo que peguei troquei o sensor de posição da borboleta pq as X a aceleração ficava alta e gosto de tudo certo, obs: se tiver este problema no seu santana, compre da marca magnetti mareli, pois se comprar uma marca tabajara, logo vai queimar e a economia vai sair caro, gastei 70 reais com a peça, máquina do vidros traseiro já toquei as duas, custou 55 reais cada, se estragar a máquina da frente e ainda for original (carto ou mitsuba) vale a pena trocar apenas o reparo custa 25 reais, rolamento da roda dianteira 30 reais, interruptor do radiador 38 reais. Outras coisinhas bobas como bucha de balança, pivô, tudo baratinho, e pode confiar é bem resistente a suspensão do bicho. Dica, se tiver um santana no gnv, sempre ande com a regularem correta de mistura para não danificar o cabeçote, se for mandar instalar o kit básico, peça p colocar emulador de bico e variador de avanço, se não colocar, vai passar raiva e depois vai dizer que a culpa é do gnv... outra dica pra quem tem santana que entra água no porta malas, pra resolver faça vedação entre a borracha do vidro e a lataria, é comum também molhar carpet bem no pé do passageiro ou motorista, isso vem da coluna da torre (se do lado do passageiro olhe o dreno do ar condicionado) pq se o carro rodou muito em estradas ruins com buracos ou seja foi judiado, costuma aparecer uma trinca na lataria dos dois lados, mande fazer uma solda e resolve. Não gaste sua grana trocando borracha da porta pq não é o caso, se ficar na chuva e aparecer água bem em cima da soleira, então tá na hora de trocar as pestanas externas, pq quando tá ruin, a água infiltra pinga em cima do motor de vidro e vai escorrer no forro da porta e cai na soleira, também costuma escapar o pino que trava a posição de ajuste de altura do volante nesse caso o volante fica mexendo pra cima e para baixo como se tivesse quebrado, pra resolver desmonte a capinha de proteção da coluna, passe cola instantânea no pino e na coluna e encaixe o pino. Garanto que nunca mais vai soltar...