Volkswagen up! Extreme 1.0 TSI Total 12V 2020
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Avaliação:8,5
É bom: O motor TSi 170, com 16,8 kgmf de torque a partir de 1.500 giros, é, sem dúvida, o primeiro item. O carro é rápido como um 1.8 atual ou 2.0 de anos atrás, com economia impressionante [média de 12 km/l de etanol andando a 130 km/h]. É bastante tecnológico, com injeção direta, bomba de água dedicada ao turbocompressor, retomadas tranquilas de 5ª, 4ª marcha. O câmbio é bem escalonado, tem engates curtos e precisos e amplia o prazer de dirigir. A relação de marchas é incrível - a 130 km/h o carro está em somente 3.000 giros. O carro é estável, bom nas curvas, possui porta-malas espaçoso pelo tamanho [285 litros] e direção elétrica precisa. O ar-condicionado gela bem e rapidamente, e o ventilador é bem forte. Conjunto de faróis agrada [possui DRL e faróis de neblina]. Os bancos são confortáveis e possuem regulagem de altura. O sistema de som é muito bom, melhor que dos meus carros anteriores [VW Gol G6 e Fiat Punto], com seis vias, volante multifuncional, boa conexão Bluetooth, várias opções de ajuste do som e ótima integração gráfica com os sensores de ré, além da opção de redução do volume do som durante a ré. Por falar nisso, o sensor de ré funciona bem e em conjunto ao retrovisor elétrico, que abaixa automaticamente para melhor visualização do meio fio durante o estacionamento.
É ruim: A suspensão é muito curta, e dá choques secos e feios quando passamos mais rápido em algum quebra-molas ou vias acidentadas. O freio funciona bem, mas muitas vezes o acionamento do ABS faz tremer muito o pedal e vacila em terrenos pedregosos como cascalhos. Apesar do acabamento ser bom, tem muito plástico e faltam: cobertura de carpete e lâmpada no porta-malas, iluminação nos botões de vidro elétrico, travas e retrovisor, iluminação no porta-luvas. Também não possui vidros elétricos traseiros e, ao se desligar o carro, mesmo com a chave no contato, não é possível fechar ou abrir os vidros, que também não se fecham quando travamos o carro. Ou seja, se deixou vidro aberto, será preciso colocar a chave no contato, ligar em 1º estágio e fechar os vidros. Detalhe bobo, mas que cansa e poderia ser resolvido facilmente pela VW.
Problemas: Fiquei pouquíssimo tempo com o carro [19.000 km, um ano e oito meses], e tive somente dois probleminhas, sanados rapidamente na concessionária: defletor do escapamento vibrando durante a aceleração, e ruído no calço do pedal da embreagem.
Opinião do dono: Até o momento, o melhor carro que já tive. O substituí por uma Fiat Strada, pois no momento é o carro que melhor atende a minhas atuais necessidades. Mas, não fosse isso, certamente o manteria por muitos anos. O espaço do porta-malas parece pequeno, mas não é [maior que do meu antigo carro, um Fiat Punto, inclusive]. É fácil de estacionar, tem uso muito racional de combustível e na cidade ou na estrada é um foguete, gostoso de dirigir e acelerar [0 a 100 em menos de 10 s]. Uma pena a VW ter descontinuado a produção do carro. Poderiam, pelo menos, colocar esse conjunto motor e câmbio no Gol, por exemplo, que certamente o colocaria de volta entre os zero quilômetro queridinhos do País.