É bom: Antes de mais nada, essa avaliação é referente ao modelo 2 portas. Esse carro é fantástico em diversos aspectos. O que mais me agrada é o desempenho: para um 3 cilindros, é bastante elástico. Boas acelerações em diversas faixas de rotação. O consumo, na cidade, fica na faixa de 10 km/l no etanol e 14 km/l de gasolina. Na estrada, usando gasolina, cheguei a fazer quase 18 km/l, pois o segredo está em não passar da faixa dos 120 km/h. A suspensão é típica VW, um pouco mais firme, não comprometendo a segurança e privilegiando a dirigibilidade. Acabamento padrão VW. Tem muito plástico sim, mas não é uma coisa ruim. Tudo bem encaixado. Devo dizer que procurei muito para achar um Move 1.0 em boas condições, com os opcionais de época [seta no retrovisor, rádio original, etc]. Um detalhe importante é o espaço interno, tanto na cabine como no porta-malas. Em relação a cabine: os bancos rebatem e correm, possuindo efeito memória quando retornam ao ponto original. No banco de trás, o conforto é aceitável. Em viagens longas nesse primeiro ano, os bancos se comportaram bem e não proporcionam dores no corpo, o que era comum no meu carro anterior. Quanto ao porta-malas, ele é excelente. Na versão Move, ele possui dois níveis, separados por uma tampa, removível. Para um carro de dois lugares, estou bastante satisfeito. Fora isso, a manutenção, em alguns pontos, é bem tranquila, apresentando um bom custo-benefício, tendo muitas peças intercambiáveis com outros modelos VW. O computador de bordo é completo, possuindo várias funções. Enfim, não falta nada nesse carro, eu não sinto falta de muita coisa nesse carro, pois ele atende muito bem. Muitos me criticaram, por eu ter feito a escolha do modelo 2 portas. Eu digo que é uma questão de estilo, já que ele foi desenvolvido na Europa para ser, inicialmente, 2 portas. As proporções são harmônicas, e não existem aquelas firulas de design, mais típicas nos carros orientais, com muitos vincos e curvas. Ele é simples e funcional, como todo Volkswagen raiz é. Inclusive nesse ponto, muito se assemelha ao Fusca, em questão de funcionalidade. O câmbio é uma delícia, quase não se erra marchas.
É ruim: Talvez o principal ponto negativo seja com relação ao preço de mão-de-obra para reparos mecânicos. O motor está numa posição muito difícil, o que compromete a troca de certos componentes de forma facilitada. Um exemplo seria a troca da correia, essencial a qualquer carro, que mesmo custando barato, exige ferramentas especiais e treinamento, elevando o custo da mão-de-obra. Outro ponto fraco, na minha opinião, é a iluminação em rodovias, pois acho fraca. Muitos citam a saída central do ar condicionado, que não pode ser direcionada, um ponto negativo. Digo que não, pois foi uma solução muitíssimo bem pensada, para manter o painel com um visual mais retrô, sem nenhuma saída de ar ou central multimídia ocupando todo o espaço. Há o problema também dos vidros elétricos não serem one touch e o não subirem quando se trava o carro. Um outro ponto seja uma leve falta de estabilidade, em determinadas situações, mas é por conta dos pneus aro 14. Faltou um volante multifuncional, o que foi corrigido nos modelos mais novos. Falta iluminação no porta-malas e a quantidade de porta-trecos e porta-objetos na cabine incomoda um pouco. Para fechar, um ponto negativo seria o peso das portas. Por ser um carro com estrutura reforçada, as portas ficaram pesadas, levando um tempo para acostumar.
Problemas: Como o carro é extremamente bem cuidado, com as revisões feitas rigorosamente em dia, o carro não apresentou problemas. Porém, uma coisa que pude notar é a alta demanda do motor por refrigeração. Dependendo da sua cidade ou do uso do carro, o nível do líquido de arrefecimento abaixa consideravelmente. Porém, o painel possui um aviso em caso de aquecimento anormal do motor.
Opinião do dono: Eu sempre gostei da Chevrolet, sendo que meus dois primeiros carros foram GM. Porém, sou uma pessoa que prefere função ao invés da forma. O up! foi projetado para ser um carro urbano, com boa usabilidade nas cidades e desempenho convincente em viagens. A Filosofia VW, de simplicidade funcional, me agradaram ao ponto de admirar, e muito, a construção desse carro. Além disso, quis fugir do óbvio, pegando um modelo que é pouquíssimo visado, mas que agrada muito os donos. Tanto é que só consegui achar um que me agradasse a mais de mil quilômetros de distância da minha casa. Por isso, gostaria de fechar essa avaliação fazendo um apelo. O brasileiro precisa parar de fazer terrorismo automotivo. Criticaram o up, da mesma forma que criticam Peugeot, Citroen, marcas chinesas. Não existe carro ruim, existe pessoas que não lidam de forma correta com carros. Caso você se desprenda desse preconceito bobo, o universo automotivo lhe presenteará com belos achados. Fuja do óbvio enquanto há tempo.