É bom: Desempenho excelente, com um acerto muito bom de motor e transmissão. É muito ágil para o dia-a-dia do trânsito urbano, mas o torque alto não deixa nada a desejar na cidade [comparado aos antigos 1.8 e 2.0, ou mesmo aos atuais 1.6]. É um carro que dá gosto de dirigir, todo durinho, arisco, responsivo. Suspensão acertada, muito estável nas curvas. Não é para quem curte carro molenga, que balança na pista. Tenho o pacote de opcionais TECH II, que dá um plus tecnológico no carro, mas o modelo normal já tem seus mimos, muito espaço interno, porta-malas gigante, bastante confortável para a família [e olha que vim de um C4 Lounge].
É ruim: A escolha de materiais da Volks é pobre, não tem jeito. O design é sisudo, como padrão, mas é moderno, bem resolvido. O pecado são os plásticos duros, que dão a impressão de pouco refinamento, e que adoram ranger se você não cuidar bem do carro. Tenho a impressão que logo vai bater tudo [o meu já está cheio de feltros e calços entre as peças, porque não suporto barulho na cabine]. A tampa do fundo da mala, que esconde o estepe bate seco no plástico. Não deve custar 10 centavos uma esponjinha ali. Coloquei e resolveu. Faltaram uns ganchos também, para as sacolas não ficarem dançando naquele espaço todo.Acho um pecado também que o multimídia ainda não pareie sem cabo [mas o wireless auto só foi liberado recentemente não é culpa da marca]. Contudo, como eu odeio aquele suporte de telefone de motorista de aplicativo, meu celular vai no painel, e o bendito fio pendurado do mídia até o console é triste. Custava quanto uma USB dentro do painel, como o Passat tem?
Problemas: Farol de neblina suou durante algumas semanas. Depois, parece que a umidade sumiu e nunca mais voltou.
Opinião do dono: Para quem gosta da marca, não tem erro. Comprei usado, com 20 mil km, um ano de uso. Excelente custo-benefício, portanto. Os concorrentes não fazem frente, na minha opinião, considerando o conjunto mecânico, a robustez, o desempenho e a tecnologia. Aprendi a fazer vista grossa para os plásticos duros [que, na verdade, dominam o mercado na faixa de preço, infelizmente] e sigo dirigindo feliz. O consumo também é bom: faço entre 8-11 na cidade e 14-15 na estrada.