É bom: A Dakota RT é o veículo mais potente já fabricado no Brasil. É uma pick-up bruta, que impõe respeito no trânsito e nas estradas. O seu desempenho é impressionante.Sua altura do solo e espaço na caixa de rodas a credenciam para rodar nas piores estradas enlameadas. Mas é claro, é um carro apto para o trabalho, e não para fazer trilhas.O painel de instrumentos é completo, incluindo medidor de carga da bateria e de pressão do óleo. O computador de bordo tem bússola, consumo instantâneo, histórico do consumo, odômetro e autonomia de combustível coisas que S10,Hilux,L200,Frontier,etc não tem. A cabine estendida confortável pra quem viaja na frente, mas apesar do estreito banco de trás, ela transporta 6 passageiros contém 4 cintos de três pontas, e dois cintos abdominais.A caixa automática é suave, e as trocas de marcha são rápidas. Em viagens em estrada o câmbio aciona o Overdrive. Assim, ela faz 9 km/l.E o principal da Dakota é o estilo. É a pick up mais linda feita até hoje.
É ruim: O consumo da Dakota RT pode se tornar um problema para quem desejar adota-la como veículo do dia a dia. Com o pé embaixo ela faz 5,5 km/l. Mas se o motorista respeitar a velocidade da via, sempre, ela fará 6 a 7 km/litro.Na estrada, se o motorista não ficar alucinado em ultrapassar todos os carros, curtindo a potência do V8 de 232 cavalos, ela faz 7 km/l.
Problemas: A Dakota RT nunca apresentou nenhum defeito.
Opinião do dono: Carro dos sonhos. Mais uma grande contribuição da Chrysler pra indústria automobilística brasileira. Grande demonstração de respeito da Chrysler, para com o consumidor brasileiro, em ter feito uma pick-up dessa aqui.Uma pick-up fantástica, sem igual no Brasil.O desempenho a credencia a PASSAR POR CIMA da Nissan Frontier, Mitsubishi Triton V6, Toyota Hilux e Ford Ranger.Se precisar, pode colocar ela em estrada de lama e/ou terra que não seja trilha, pois ela não é Jeep e nem é 4x4, pois sua altura e espaço na caixa de rodas são maiores do que qualquer pick-up atual, incluindo a Mitsubishi L200.Não é pick-up pra se usar no dia-a-dia na cidade, devido ao tamanho e ao consumo. É pick-up pra pegar a estrada no fim-de-semana, pra ir pra fazenda, pescar, praia e etc.Cuidado com as que rodam ou já rodaram com GNV. Isso é estupro! O consumo de gasolina aumenta muito e pode haver quebra do cabeçote, entre as válvulas. Os rombos na caçamba e os chicotes elétricos cortados denunciam isso.