É bom: - Design: bonito e moderno- Estabilidade: bom de curva, mesmo com a boa altura livre do solo. Além de contar com o controle de estabilidade e tração- Conforto: suspensão macia e o motor é silencioso e sem vibrações. A sensação que dá é a de estar dirigindo um SUV com ótima visibilidade.- Caçamba: a porta bipartida facilita muito o acesso à caçamba- Desempenho: muito bom para um carro desse porte e peso. Mas não espere desempenho de carro esportivo, até porque não é a proposta, estamos falando de um utilitário- Consumo: compatível com o motor e peso do carro. Aqui em Brasília está fazendo entre 9.0 km/l a 9.5 km/l [muitas vias expressas]. Em Goiânia, quando vou aos finais de semana, faz entre 7.0 km/l e 8.0 km/l [muitos semáforos]. Na rodovia já cheguei a fazer 12 km/l com ar deligado e respeitando o limite da via. Andando a 120 km/h faz algo entre 10 km/l e 11 km/l, dependendo do tipo de condução e topografia da via. Melhor do que isso só se fosse motor turbo, o que tornaria o carro ainda mais caro e com maior custo de manutenção. Tem praticamente o mesmo consumo da versão 1.8 flex e anda muito mais.
É ruim: - Banco traseiro: como na maioria das camionetes, os passageiros do banco traseiro não dispõem de muito espaço, além de que a inclinação muito ereta torna um pouco cansativa as viagens longas para quem vai atrás.- Porta objetos: apesar de não ser de toda ruim, já andei em carros menores com melhor disponibilidade de porta objetos.- Água na caçamba: realmente entra um pouco de água quando chove, mas é um problema comum de todas as picapes que conheço.- Visibilidade traseira: mas uma vez um problema comum de todas camionetes. No meu caso, a câmera de ré resolve.
Problemas: Apresentou vazamento de óleo do câmbio aos 10.000 km e o conserto foi todo realizado por meio da garantia de fábrica. Durante todo o período que o carro estava na oficina, a FIAT me disponibilizou um carro reserva. Apesar da frustração que tive devido ao ocorrido, até agora o carro não apresentou mais nenhum problema mecânico.Também apresentou um ruído na porta do motoristas que foi solucionado na última revisão. Infelizmente é comum no Brasil os lançamentos apresentarem defeitos e recalls, comprei ciente da possibilidade e espero que sejam resolvidos nos próximos modelos e gerações.
Opinião do dono: Para o consumidor que, assim como eu, anda predominantemente em vias asfaltadas e eventualmente em vias de terra, não necessitando de tração 4x4 e nem de muito espaço na caçamba vale muito a compra.Também é muito boa para quem anda muito na cidade e não quer se sentir em um caminhãozinho, que é a sensação que dá ao dirigir picapes maiores.Outra característica interessante, principalmente para quem, assim como eu, vem de carro de passeio hatch ou sedan, é a tranquilidade que o carro alto te dá para passar em vias irregulares e com buracos, também em quebra molas mais elevados e para vencer desníveis em geral, como subir no passeio por exemplo, sem se preocupar se o carro vai pegar. E se tratando das nossas ruas e rodovias, essa característica é muito bem vinda.