É bom: Este é o segundo New Fiesta 1.6 16v que tenho, o primeiro foi manual e agora um powershift. O carro é bonito, confortável de dirigir. O motor 1.6 16v com comando duplo de válvulas e 130cv responde bem, especialmente na estrada. O consumo na estrada também é bom média de 12/kml etanol. O acabamento é razoável (conjunto acima dos concorrentes), assim como os itens de segurança (ABS, EDB, Assistente de rampa - versões acima de SE) e o sistema mysync (muito intuitivo - comando por voz funciona bem). Posição de dirigir esportiva, suspensão muito boa para curvas, conjunto cambio manual + motor conversão bem. Conjunto de pneus muito bem dimensionados "aro 15". Porta malas razoável (por ser hatch). Espete não é de bicicleta. Direção leve e precisa. O Cambio powershift se revisado sem desgate é prazeroso de dirigir na cidade. Som original razoável. Controle do carro pelo sistema de som, inclusive com limitador pela chave reserva.
É ruim: Vamos começar com o consumo ruim na cidade 6,5km/l etanol. Bancos motorista e passageiro que quebram o suporte da lombar com facilidade, isso porque os arames internos são muito fracos e finos, além disso, as partes plásticas dos bancos quebram com facilidade. A saia do para choque frontal é muito baixa e raspa/quebra com facilidade. A suspensão na cidade é mais 'seca' que em outros carros, e acaba sendo um pouco desconfortável. Espaço interno pequeno (menor que do KA). O carro no geral é baixo. Os forros da porta sempre 'soltam' e os puxadores das portas também fazem barulho de plástico com plástico. Vibração nos retrovisores. Alguns ruídos internos, especialmente da parte traseira. Systema sinc tem diferença no volume de reprodução entre rádio/pen drive e bluetooth. Guarda pó do amortecedor sempre quebram. A chave sempre dá problema na mola canivete. Antena resseca toda, assim como as guias das laterais do parabrisa. No manual, terceira marcha ruim de engatar.
Problemas: Quebra das molas dos bancos e dos plásticos dos mesmos. Forros das portas se soltam. Puxadores das portas fazem barulho de plástico com plástico. Vibração nos retrovisores. Chave com problemas nas molas do canivete. Guarda pós dos amortecedores. Barulhos do cambio powershift na cidade (buracos) e 3° marcha ruim de engatar no manual.
Opinião do dono: Esteticamente muito bonito, gostoso de dirigir para quem gosta de uma pegada mais esportiva. No geral, pelo valor é um bom custo benefício. O conjunto mecânico do carro é muito bom 130cv, no caso do poweshift é preciso ficar atento a manutenção e recalls. O consumo na estrada é bom, assim como seu desempenho. Porém, é um carro para 4 pessoas, 5 já fica bem apertado. Creio que comparado com os concorrentes, esteja a frente, especialmente para quem roda bastante em estrada e cidades aonde o asfalto seja de boa qualidade. A manutenção está dentro do padrão de mercado, inclusive sendo mais barata que alguns concorrentes. O conjunto de segurança (ABS+EDB+assistente de rampa), são diferenciais, assim como seu bom sistema mysync (melhor que muitas multimídias). O carro tem um interior agradável e bem feito, salvo algumas peças que quebram e soltam com facilidade. Baixa na posição de dirigir bem como ao rodar. ATENÇÃO: O carro apresenta problemas na caixa de direção, cambio poweshift e suspensão. Por isso, leve no mecânico de confiança antes de comprar.