É bom: Comprei com 80 mil km. Confortável, silencioso, muito espaço, interior agradável, boa posição de dirigir, muita visibilidade interna, fácil de manobrar mesmo sendo grandalhão. Motor é muito forte [0-100 em menos de 9 segundos], o câmbio é muito durável, o consumo é equilibrado e condizente pro porte do carro [7-9km/l na cidade, 13-14km/l na estrada], bom preço no seguro, manutenção acessível, ótimo suporte da Peugeot para problemas crônicos [ver abaixo].
É ruim: Ar condicionado podia gelar mais, direção eletro-hidráulica é ruim [a gente fica mal acostumado depois da direção elétrica], o couro dos bancos é mais áspero que macio, o preço pra atualizar os mapas da RT Nav na concessionária, a suspensão traseira é dura [melhora com pneus de perfil um pouco mais alto].
Problemas: Terceiro dono, com todo o histórico de manutenção do carro.Problemas crônicos que o 408 normalmente tem:- Barulho ao retrair o retrovisor- Falha da bomba de alta pressão- Desgaste até a inutilização da válvula de prioridade da turbina- Kit de corrente de comando dura o mesmo que uma correia dentada- Babação de óleo na tampa do cabeçote do modelo a gasolina- Fusível da direção eletro hidráulica pode queimar15 mil km: Troca de um espelho retrovisor em garantia40 mil km: Troca do motor de partida em garantia60 mil km: Troca do tensor da corrente de comando [deveria ter sido trocado todo o kit, no entanto, falha da antiga dona].103 mil km: Folga na corrente de comando, obrigando a substituição de todo o kit. Incluí as correias e a junta da tampa do cabeçote na mesma manutenção.107 mil km: Falha na bomba de alta pressão, trocada em garantia pela Peugeot.111 mil km: Pequeno vazamento de óleo na solenóide da bomba.
Opinião do dono: O melhor custo x benefício. Mais bonito, rápido e confortável que o Corolla pela metade do preço.