É bom: Primeiramente, o Captur é sem dúvida alguma um veículo bonito, por onde passa chama à atenção. Adquiri o modelo Intense Bi-Ton externo e interno, ampliando a melhor visibilidade do carro. Além disso, a posição de dirigir é bastante alta a ponto de se ver perfeitamente a ponta do capô, ou seja, se tem ampla visão de toda a frente, além da ótima visão lateral. Bancos confortáveis, que não cansam em viagens mais longas, ótima dirigibilidade, acabamento interno satisfatório, apesar do excesso de plástico, porém sem rebarbas ou peças mal encaixadas. Meu carro anterior era um Jac T5, que também tinha suas qualidades, mas o nível construtivo do Renault Captur me surpreendeu, e de fato ele é um Duster trajado em roupa de gala, completo em todos os itens mínimos de segurança, conforto e infotenimento, com ótimo custo benefício. Na questão mecânica nenhuma novidade, afinal há compartilhamento da tecnologia automotiva RENAULT/NISSAN para o motor e o câmbio CVT, aliás excelente casamento. O Captur não é um carro de performance, mas atende muito bem a sua finalidade de uso. No quesito consumo, apesar de ter lido críticas de muitos, posso atestar minha experiência pessoal. Viajei para o Guarujá, via Mogi Bertioga e depois o trecho da Rio Santos, abasteci com gasolina, e a Captur fez média de 13,8 Km/l, com melhor marca de 14,4 Km/l. Viajei para Mogi Mirim via Bandeirantes, sendo que na Marginal Tietê cheguei à 12,6 Km/l e na Rodovia média 14,1 Km/l com melhor marca de 15,1 Km/l, sempre gasolina. No álccol e em trecho urbano não passou de 7 Km/l, mas em rodovia manteve médica de 10,3 Km/l, com melhor marca de 11 Km/l, sendo que todas as medições não foi usado o sistema ECO para maior economia de combustível, com 03 adultos e porta malas cheio. Apesar das medições serem do computador de bordo, na reposição de combustível fiz cálculos e o resultado não ofereceu relevantes diferenças de autonomia. Também já utilizei o Captur em vias de terra batida e cascalho, com grandes buracos e a suspensão do carro venceu os obstáculos com extrema facilidade. Assim, na minha opinião pessoal, o Captur mostrou todas as suas qualidades e alguns detalhes ergonômicos menos relevantes não o afetam como um produto de qualidade e excelente custo benefício.
É ruim: Controles de ativação de cruise control e limitador de velocidade mal posicionados, porém sem tornar o uso inviável, rápida adaptação. Falta de espelhamento de celular no top de linha ano 2019, resolvido para modelo 2020.
Problemas: Sem intercorrências.
Opinião do dono: Jamais me imaginei proprietário de um Renault Captur, mas aproveitei uma promoção de compra de remanescente da linha 2019 em Janeiro deste ano [2020], com grande desconto, e posso dizer que fiz excelente negócio a nível de custo final para um veículo zero km. O carro é ótimo em todos os sentidos. Recomendo o modelo como um SUV de verdade.