É bom: Design bem acertado, significativamente superior ao do Clio Sedan. Possui estilo que, embora não seja ousado, é imponente. Parece carro de categoria superior. Acabamento satisfatório. A versão Privilege 1.6 16V apresenta excelente relação custo/benefício. Acessórios como air bags, freios ABS, computador de bordo, ar condicionado digital,etc., somados ao excepcional motor 1.6 16v, ao bom isolamento acústico e à suavidade de rodagem, tornam o Symbol um carro diferenciado na categoria em que se insere: Sedan Compacto Premium. O motor realmente se destaca é potente parece entregar mais do os declarados 115 cv na versão álcool, sobe de giro rapidamente, sem asperezas de funcionamento. Dá prazer vê-lo e ouvi-lo subir de giro. Proporciona depenho similar ao de motores 2.0 8 válvulas, com a vantagem de que, enquanto os 1.6, 1.8 e 2.0 da GM, VW ou Fiat começam a morrer após os 5000 giros, o Renault 1.6 16v está ainda ansioso para entregar mais potência, indo com facilidade até 6500 RPMs.
É ruim: Certa instabilidade em velocidades altas acima de 180 km por hora, em virtude da suspensão macia e da excessiva altura do carro em relação ao solo. A suspensão não é compatível com a esportividade do motor mas só incomodará motoristas exigentes que gostem e ousem dirigir em velocidades elevadas. Sim, o Symbol chega a 190 Km p/hora com facilidade, atinge 200 Km p/hora a cerca de 6050 RPMs, em pista reta e longa, alcançando 210 em pista com leve declive, a quase 6500 RPMs. Não me baseio em velocidade registrada no velocimetro,que marca mais, mas em experiência própria e cálculos matemáticos, consideradas as rotação do motor e a relação final de transmissão que inclui a relação de marcha e de diferencial,diâmetro da roda, etc. quem conhece a forma de cálculo, entenderá. Maçanetas das portas feias e grandes. Retrovisores mal projetados em termos aerodinâmicos assobiam em altas velocidades. Corte de ignição a 6500 RPMs, inaceitável em motor com vocação esportiva.
Problemas: Nenhum.
Opinião do dono: Bom carro excelente para o padrão brasileiro, em face do que temos disponível nesse segmento. A meu ver, o Symbol é o melhor sedan compacto do mercado. Muito superior a Prisma, Voyage, Corsa Sedan ou Siena. Pouco acima do Polo Sedan e Peugeot 207 Passion. Recomendo.