É bom: O carro é fantástico. Comprei o meu com 64 mil km do primeiro dono, vendi com 95.000 km em excelente estado. Agora tenho uma CR-V 2013, e o Jetta tinha bancos bem mais confortáveis do que ela. O meu tinha o som com GPS e Bluetooth de fábrica [a maioria não tem] e era ótimo, pareava automaticamente, sistema intuitivo, muito completo, o melhor que já vi. Nem se compara com da Honda, é nota 10 pro Jetta e realmente zero pra Honda. Conforto ao rodar muito bom, viagens longas [500 ou mil km por dia] são fáceis de fazer com ele. Se você busca um carro super completo, com muito conforto, motorzão, sistema de entretenimento mais completo do mercado [mesmo 2012], para uso em estradas boas, o Jetta Variant é um excelente escolha. Os pontos positivos são muitos. Piloto automático ativa a 20 km/h, os demais carros que conheço só com mais de 40 km/h, isso torna muito mais confortável, pois pode ativar o sistema em baixas velocidades no transito lento. GPS obviamente é desatualizado, mas achei muito útil quando precisava saber em que rua estava, olhar o mapa da região, com fácil zoom. Excelente para um carro 2012. Meu carro tinha a central mais completa, e o mostrador no velocímetro era colorido também, super completo, permite fazer tudo pelos botões do volante. O câmbio é ótimo, casa muito bem com o motorzão. Modo Sport muito bom, e modo manual também. Em viagens, sempre usei o modo manual, sexta marcha para economia. E deixava pronto baixando as marchas antes das ultrapassagens, o carro voava. Óbvio que um DSG é mais rápido, mas esse tiptronic do 2012 é muito mais raro dar problema, ou seja, prefiro muito mais ele. Inclusive o motivo de eu trocar o carro é o medo pq uma hora vai dar problema nesses VW. Os dois bancos frontais possuem regulagens de altura, são muito confortáveis e apoiam muito bem o corpo, lateralmente inclusive. A ergonomia é excelente. Se vc tiver mais de 1,90m, o pessoal de trás vai ficar apertado. Se for um brasileiro normal, muito conforto para todos.
É ruim: Antes dele eu tinha um Corolla. Agora uma CR-V 2013. Dois carros sem graça, botão nenhum pra apertar, motorzinho de dentista. Mas a chance de algum problema futuro neles, é extremamente baixa. Pela confiabilidade e ausência de potenciais susto, comprei a Honda, e também porque ela é gigante. O medo do VW começar a dar defeitos, me fez vender o veículo. Enfim, o ponto negativo é ser um VW com inúmeros sensores e acessórios de conforto que mais dia menos dia vão acabar dando problema, e custando o olho da cara. Portanto a marca é o ponto negativo da máquina [mas também é o positivo pelas qualidade de conforto, sistema de entretenimento]. Super difícil de revenda, pois ninguém busca por peruas, ainda mais 2.5, mercado muito nichado por entusiastas. O volante tem acabamento de baixa durabilidade, o meu com 80k km estava desgastado, isso que não uso anel ou algo que vá fazer esse desgaste.
Problemas: Direção elétrica veio com problema em estágio inicial, que eu não percebi no teste do carro. Me custou R$ 2.500 o conserto. O ajuste de altura do banco do motorista também não estava funcionando [o carro tinha motorista, creio que era meio gordinho e algum dia deu problema na catraca]. Passei mais de ano para achar essa peça, pense em uma tarefa difícil. É quase impossível ajeitar, pois precisa achar em alguma sucata um banco exatamente igual que não tenha sido vendido, e o vendedor retirar a peça e vender apenas ela [geralmente vendem o conjunto de bancos completo apenas].Dois itens que o dono malandro fingiu que não sabia, dizendo que ele não usava o carro, só o motorista...As revisões que ele fazia eram só na concessionária. Suspensão fraca, feita para andar em rodovia, voar em alta velocidade com muita estabilidade. Mas andando nas nossas belas estradas, não dura muito e é cara. Pneus de perfil muito baixo, muito difícil rodar sem criar bolhas e acabar tendo que trocar pneu mesmo em excelente estado. A suspensão é o maior ponto fraco, mas entendamos que ele é feito pras autobahns e pra isso, é excelente.
Opinião do dono: O carro é ótimo, custa pouco e entrega muito. Isso tem um motivo que é a alta desvalorização, por ser um carro com muitos sensores que irão dar problema um dia. Indico fortemente para quem roda em boas estradas e gosta de pisar fundo, o carro é uma nave. Muito confortável e itens de conforto muito bons. Muito espaçoso e seguro, muitos airbags, freios muito bons. Se você quer economia de combustível ou manutenção barata, esse não é o carro para você. Se quer uma máquina, e está podendo investir num carro, vale a pena. Tente comprar bem, um carro em bom estado [mas é difícil achar]. Investi legal em manutenção e peças de qualidade, não mudou em nada na venda, pessoal só quer saber de preço baixo. Mais de um ano pra vender o carro, inúmeras propostas sem noção e trocas sem fundamento. Tenho muita vontade de no futuro comprar um de novo, ou daqueles Jetta 2.5 sedan, preço barato e muita emoção, mas precisará ser um carro só pra fim de semana e uma compra muito bem feita de um carro exemplar com baixa km e muito bem cuidado [terei que achar uma raridade].Consumo na estrada é de 10,5 a 11 km/L. Pode fazer mais sim, mas que graça tem esse motorzão sem acelerar? Se dirigir a 90 km/h, faz de 12 a 14 km/L. Andando mais que isso, pode esquecer e não acreditar em qualquer relato milagroso de maior economia. Sempre abasteci e fiz média na bomba, inúmeras viagens. Na cidade faz 6 a 7 km/L, depende muito do percurso. Eu rodava 15 km por dia, dois tiros de 6 e 8 km, com pouco anda e para. Outro item interessante dele, é que embaixo da tampa do porta malas, tem um espaço para guardar coisas, muito bom. Eu sempre deixava um fleece ali dobrado caso fizesse frio, e a patroa deixava umas sacolas de mercado das retornáveis. Um detalhe que acaba sendo útil. Enfim, um carro ótimo para o que é proposto, com custo de manutenção premium. Veículo para viagens e passeios em boas estradas. Anda muito rápido, consumo legal. Fora isso, será mais complicado e caro seu uso, pois problemas surgirão e custarão caro. Esse é um ponto problemático, pois nesse momento os donos começam as gambiarras e os carros acabam virando aquela coisa. Daí o pessoal quer comprar o mais barato possível, e entra naquele ciclo paga pouco-investe pouco, que irá fazer esse carro ir virando uma bomba nos próximos anos.