É bom: Carro robusto de lata e mecanica, sobrevive bem com pequenos defeitos, preço baixo para entrar no mundo dos carros antigos.
Potência, resposta e ronco do motor 1.8. Vou falar mal do consumo, mas é difícil andar com ela comportada. Nao é um ",canhao", é um carro de 32 anos que sofre pra passar de 110, mas passa. Pela idade e projeto do motor, anda muito bem. Outra coisa também boa sao as opções pra melhorar o motor, nao falta no mercado. Carburadores, injeção, turbinas, etc, vai da imaginação e bolso do proprietário.
É ruim: Consumo: com motor sem retífica e carburador gordo/fumando, fazia menos de 3 na cidade, me assustou ja chegueu a rodar menos de 150 km num tanque de 45 litros. Depois da retífica faz 6 moderando muito o pé, isso alinhada, com pneus zero e na libra certa. Ainda tem que regular, mas acho difícil fazer mais de 7 na cidade. Na estrada, de 5a, sem forçar muito depois de 100, ela consegue superar os 10. Mas carro carburado é quase sentimental, ela ja fez desde 14 km/l ate 9km/l, na mesma estrada e mesmas condições. Achar quem regule carburador bem hoje em dia é uma saga.
Outros pontos negativos: ergonomia (bancos originais duros, pedais duros e deslocados) espaço (a mala é grande, dentro é igual um gol normal, nao tem encostos de cabeça, os passageiros traseiros vao encoxando os da frente, o ângulo de inclinação dos bancos dianteiros nao serve pra voce enconstar a cabeça), valorização excessiva de peças relativamente comuns (ja vi jogo de farol arteb e milhas por 2800,00 , tapetes por 1500,00, botões do painel satelite por 550,00, por ai vai). Baixa qualidade de peças paralelas (sao muito baratas, tem retrovisor novo por 12,00, mas nao encaoxa direito, cai, quebra, mais raiva pra passar).
Problemas: É um carro antigo, e o meu com quase 300 mil km, acho que sem retífica. Então eu peguei o carrossel de todos os problemas possíveis, tanto que hoje eu so consigo pensar em o que ainda não deu problema:
Pintura craquelou e descascou com o uso; Termostatica travou e ferveu o carro expelindo liquido e mangueiras; direção hidraulica constantemente para de funcionar, folga a correia e cospe o liquido pra fora; peças do painel e assovios/ruidos estranhos no velocimetro e odometro, constantemente arruma e volta a dar problema; maçanetas e trancas nunca estao 100 por cento, mesmo com constante manutenção;
Os defeitos que apresentaram comigo, sendo justo, sao condizentes com a km, comprei o carro pela lata boa, ausencia de ferrugem, tunel inteiro, estrutura etc.
Nada tem desgaste prematuro, mas carro antigo tem que fazer manutenção constante, ja troquei suspensao dianteira, retifiquei motor, cabeçote, troquei pistoes, virabrequim, correias, velas, bombas. Depois que trocar boa parte e revisar o motor, dificilmente ele incomoda de novo, nao tem nenhum defeito cronico, mas exige paciencia de quem nao ta acostumado com carro de mais idade.
Em resumo, tudo que tinha como dar defeito nela ja deu, com exceção do que eu ainda nao abri pra ver, é normal de um carro de 1991, mas pra quem esta acostumado com carros injetados e de 2000 e poucos pra ca, vai passar apertado.
Eu vi relato de outros donos que falam que é um tanque, que nao da defeito em nada e pode ser verdade, mas depende muito do carro que voce tem em suas maos e como voce quer deixa-lo. Ela nao para de funcionar se negligenciar alguns pontos, mas se voce quer ter um carro bonito, pra usar em estrada, cidade, etc, exige um pouco. O carro tem valorizado bastante no mercado, atraindo o olho (inclusive o meu) de quem recentemente fez 30 anos e pode comprar seu primeiro carro antigo. Se voce quiser um carro de 5-10 mil, acha , mas pra deixar andando vai gastar multiplas vezes o valor e dependendo da estrutura nao vai ficar bom.
Opinião do dono: Você que quer seu clássico, acredito que nada como um vw quadrado. Mas pense bem em quanto você realmente gosta de carros e está disposto a gastar. Carro antigo não se compra e sai andando. Se você tem 20 mil reais, compre um carro de 10 e gaste mais 10. Não pense que você tendo o valor do carro mais 20-30% do valor do mesmo vai se dar bem. Eu gosto muito do cheiro, da experiência de se sentir conectado com ele pelo rodar, direção, cambio e resposta do motor. Mas aprendi muito com meu primeiro carro antigo e passo pra vocês a experiencia que tive nesses 10 meses com o carro.
Como todos conhecem, vw quadrado é um dos antigos mais robustos e confiáveis do mercado. A durabilidade e performance do motor AP, de fato, até hoje atrai elogios.
Alem disso são carros que envelheceram bem, se você comprar um em uma cor fora do preto/prata, vai sempre arrancar suspiros e exclamações por onde passar ("que parati inteirinha", "nossa quanto tempo nao vejo um carro desses bem cuidado").
Mas saiba o custo de ter um antigo "inteirinho".
Pois bem, comprei o carro de um mecânico que supostamente estava com esse carro parado na oficina pois o segundo dono da mesma havia falecido. Supostamente também o carro so rodou em cidade pequena, o que eu pude confirmar. Também era carro de uso pessoal, ou seja, nao teve a destinação comum (e digna) das peruas antigas "pau pra toda obra", que carregam materiais e andam como cavalos de força ate morrer.
Em dez meses eu gastei mais de 15 mil reais pra deixar o carro bom, sendo que o carro mesmo foi proximo disso.
Nao falo isso com desgosto, mas com respeito e aprendizado de quem quer ter um carro bonito e bem cuidado.
As manutenções preventivas e corretivas:
- retoque de pintura (4k),
- desempeno de rodas, suspensão dianteira, alinhamento, cambagem (1,2k),
- pneus novos (1,4 k),
- retifica motor com pistões , virabrequim, retif. cabeçote e bloco + serviço (carro começou a fumar de repente, andava ainda, mas em 2-3 meses começou a subir oleo pras velas - 8 mil reais),
- revisao mecanica, correias, fluidos, revisão arrefecimento, velas, cabos, bombas, filtros (1,6k)
- revisão eletrica (500 reais),
- peças de acabamento, farois, lampadas queimadas, vedações, plasticos (em geral paralelas, nao encaixam direito, se acha bem barato, mas quebram facil - 1,5k),
- outros pequenos itens estéticos de gosto pessoal que nem vou enumerar.
- veja que ainda falta revisar suspensao inteira, pintar direito (so retoquei), cambio, carburador, outras partes do motor, upgrades...
Lembre-se que "carro é o dono" e as pessoas tem critérios muito diferentes entre si, entao quem te vender vai falar que ta mt bom, pq esse carro roda ate sem oleo se deixar.
Eu considero que o carro é inteiro, nao tem trinca, ferrugem, nao range, bate, nada, é "justinho" , mas veja minha saga, 120% ou mais do valor do carro so pra ele voltar a ser bom.
Nao va nessa de que peça de quadrado "é baratinho", acha em padaria, etc, pq mao de obra e peças boas pra esses carros estão cada vez mais valorizadas.
E olha que meu carro nao tem arteb, cibie, tapetes da dacon, e outras firulas originais de época que estão a preço de kg de ouro.
Se acostume a ir em ferro velho e achar R$ 100 por um botão ou um acabamento de plástico de 5 mm barato, pq os paralelos simplesmente nao encaixam ou estragam em dias.
Mas pelo lado positivo, como eu falo com meus amigos que me perguntam onde eu tava com a cabeça: "a parati é uma experiência".
O cheiro, os engates, o ronco e até o jeito "manhoso" do carro simplesmente pegar e vazar um fluido porque quer, não tem preço.
ENFIM, obrigado a quem chegou até aqui, espero que meu relato coloque juízo na cabeça de todos que acham que carro é "pegar e andar".
Voce ate pode fazer isso, o carro anda com vela faltando, pistão dando pinote, fumando, pode apertar mais 5, 10 mil km que ela vai.
Mas como dizem por ai "uma hora alguem puxa o freio de mão", e sua única opção vai ser gastar 10 mil pra arrumar um carro de 5.