É bom: Sabemos que o T-Cross não é barato, mas todos os demais modelos da mesma categoria não o são. Entretanto, até agora, com dois meses de uso e cerca de 3.000 km rodados, já dá para deixar minhas primeiras impressões. 1] Motor e câmbio: este foi meu primeiro carro com assistência turbo na alimentação. Digo a todos vocês: não volto mais para carro aspirado. A sensação de ter um forte torque disponível com baixo giro [2000 rpm] é algo inigualável, principalmente dentro da cidade. Apesar da litragem ser baixa, 1.0, ele não perde nada para motores 1.5 ou 1.6 aspirados. Testei o Nissan Kicks na época que comprei e achei um dos carros mais amarrados que já dirigi. 2] Espaço interno: o carro dá um show de bola para o conforto dos ocupantes. Por ter uma entre-eixos grande para um compacto, quem senta atrás tem um espaço generoso para as pernas, e os bancos são confortáveis. 3] Segurança: O carro tem 6 airbags, controle de tração e estabilidade, acendimento automático dos faróis, e o mais importante, uma excelente estabilidade em curvas. A suspensão é muito justa e bem calibrada. Não espere um corolla de conforto, mas você terá um carro sempre a mão nas curvas. Lembrem-se que é o único carro da categoria que tem freio a disco nas quatro rodas. 4] Tecnologia: sensacional. Peguei o modelo 2021, com alguns opcionais tais como roda aro 17, linda, retrovisor rebatível eletricamente, e tela multimídia VW play de 10 polegadas, que tem uma excelente definição e funciona perfeitamente. 5] Design: aí vale o gosto de cada um. Para mim o desenho dele passa a ideia de robustez sem firulas. Confesso que o desenho das rodas 17 foi muito bem escolhido nessa carro e ajuda muito na sua beleza.6] Consumo: está aí um ponto que todos procuram, porque gasolina não está tão barata. O carro me surpreendeu principalmente com álcool. Ele consegue fazer mais de 9,0 km/L em trechos urbanos, sem trânsito muito pesado. Não tive oportunidade de fazer o trecho estrada completo.
É ruim: São poucos os pontos negativos que comento, que não chegam a ser problemas. Primeiro, o preço. Minha versão é a automática de entrada que custou R$98.000,00 com os opcionais. Segundo, é uma característica da própria marca: simplicidade da cabine. Ele não tem luxo. Mas tem tudo que você necessita.
Problemas: Nenhum até o momento.
Opinião do dono: Dentro do universo cada vez mais cobiçado dos SUV´s, confesso que este deve ser a melhor opção, na minha opinião. Eu sempre gostei dos sedãs médios, corolla, civic e sentra, e já possui os três. Mas infelizmente vivemos em um país que não permite você andar com essas carros baixos sem risco de causar danos em peças que ficam muito perto do chão. Buracos que mais parecem crateras e lombadas que mais parecem montanhas exigem um carro um pouco mais alto. Se tiverem dúvidas sobre que SUV comprar. Faça uma pesquisa boa. Teste os mesmos da categoria: Kicks [bonito mas achei fraco de motor], HR-V [caro e consome muito], Creta [bonito mas consome bastante também]. O bom que a concorrência grande nesse segmento acaba nos ajudando a pechinchar bastante.