Ford Focus Sedan GLX 2.0 2001
Avaliação:8,7
É bom: Referência em estabilidade, sem perder o conforto. Design belo e aclamado mundialmente, embora um pouco datado (no modelo brasileiro). Motor forte e durável com curva de torque muito boa, e que aliado à estabilidade irrepreensível convida a dirigir esportivamente.Excelente ergonomia. Câmbio bem escalonado com quinta marcha longa (overdrive) ajuda a economizar combustível. Interior diferente e bem acabado, com materiais de qualidade (meu Focus tem 121 mil km e não faz nenhum barulho até hoje)
É ruim: Suspensão dianteira padece de uma certa fragilidade, principalmente os tensores da barra estabilizadora (bieletas) e rolamentos. Preço das peças sobressalentes de acabamento e conforto nas concessionárias (OK para peças de desgaste normal e manutenção básica)
Problemas: Por incrível que pareça, só três: Aos 89 mil km, troca das bieletas. Precisam ser trocadas de novo agora, aos 121 mil. Aos 95 mil km, troca da bomba de gasolina. Aos 117 mil km, troca da bomba d´água.Peguei o carro com 42.000 km, não sei o histórico anterior.
Opinião do dono: O melhor carro que já possuí, reúne o que há de melhor em sua categoria por um preço super atraente. O preço do seguro faz você sorrir (em relação aos concorrentes, claro) e é pouco visado por ladrões. Pena que o acabamento das versões mais novas está piorando (bancos principalmente) e que somente a versão 1.6 (de motor algo fraco para o carro) seja mais procurada. O 2.0 (principalmente com motor Duratec) dá show, e com o mesmo consumo que a concorrência (no caso do Astra é até mais econômico).